Institucional

Presidência


Palavra do Presidente

Poucas categorias empresariais, tem enfrentado tantas crises como a de revendedores de combustíveis. Passamos pela crise da intervenção, crise econômica, crise da ANP fechando postos, crise da política de preços da Petrobrás, crise dos caminhoneiros e agora a crise no consumo. Além de sermos o setor produtivo mais fiscalizado, temos tido muita dificuldade em dialogar com o consumidor. Os motoristas sentem no bolso a volatilidade dos preços da gasolina e do diesel e não raro elegem os revendedores como culpados. Para todos os setores da nossa economia em 2018 não foi um ano nada fácil. Para o setor de combustíveis não foi diferente, primeiro a intervenção da justiça em boa parte do setor, depois a crise gerada em torno dos preços dos combustíveis –política atual que foi adotada pela Petrobras – Em um mercado praticamente centralizada em uma única empresa, a Petrobrás adotou oscilações diárias, gerando questionamentos na ponta da cadeia da revenda. Por fim, a paralisação dos caminhoneiros que chegou a deixar nossa cidade sem combustível por dois dias. A composição de preços da gasolina, não é uma tarefa muito fácil, muito menos tão simples como pensam nossos clientes, os verdadeiros consumidores do produto. É preciso saber que neste cálculo temos uma conta matemática  que envolve o custo da Gasolina tipo A (73%), Etanol Anidro (27%), Cide, PIs, Confins, ICMS estadual (28%), frete e lucro das distribuidoras. O preço deste produto tão importante em um mercado globalizado, gera efeitos em diversos setores da economia, uma vez que o petróleo alimenta, em maior ou menor proporção, praticamente toda a produção de bens e serviços no país. Mas é precisa lembrar que toda essa cadeia está atrelada à um produto de commoditie, ou seja, não é um produto de prateleira em que se consegue fazer leilão ou promoções mirabolantes. Sendo assim, não basta nós revendedores fazermos a nossa parte, o governo também precisa ser atuante e desonerar o bolso do cidadão. Uma saída seria a redução dos tributos, já que representa 42% do preço na bomba, ou seja, o PIS, a Cofins, a Cide e principalmente o ICMS. Nosso papel sindical, é ter voz atuante, cobrar atuação do governo federal e estadual, das distribuidoras de combustíveis e da Petrobrás exploração. Precisamos lutar juntos, buscar parcerias e, desta forma, fortalecer a participação da nossa categoria em todos os setores da sociedade. Não é segredo de que somos vistos, na maioria das vezes, quando nos referimos a preços de combustíveis, como os vilões da história, pois, como ponta de um iceberg de um setor que mexe no bolso dos contribuintes, dos consumidores em geral, nem sempre temos a oportunidade de demonstrar nossa verdadeira face, força e nossa importância no País. Somos o setor de maior arrecadação de ICMS no Distrito Federal, o que fortalece ainda mais nossa tese e responsabilidade. Temos muitos desafios pela frente, precisamos da união e esforços de todos, só assim poderemos fazer um Sindicato melhor.

Composição Diretoria 2018/2022

PAULO ROBERTO CORREA TAVARES  PRESIDENTE
FLÁVIA CARVALHO BRITO DE GÓES VICE-PRESIDENTE
PATRICIA BERNARDES E SILVA DIRETORA FINANCEIRO
DANIEL BENQUERER COSTA DIRETOR TÉCNICO
RODOLPHO DIEGO TAVARES SUPLENTE
TISSIANE NOVAES TOLEDO SUPLENTE
VANESSA GALÉ PAULINO SUPLENTE
SEBASTIÃO OLIVEIRA ALVES CORREIA CONSELHO FISCAL
DANIELA SIMÕES A. LOBO CONSELHO FISCAL
NILSON OLIVEIRA SILVA SUPLENTE
FILIPPE ANTONELLI SANTANA SUPLENTE

Nossas ações


Representação política da categoria

De grande importância para a economia do País, o setor de revenda de combustíveis, além de ser intensamente fiscalizado, é alvo constante de projetos de leis que tentam regular a área, muitas vezes de forma equivocada. Os inúmeros projetos de lei que tramitam no Legislativo demandam do Sindicombustíveis-DF a necessidade de representar politicamente a categoria nas esferas institucionais do Executivo, Legislativo e Judiciário, na defesa dos interesses do segmento em nível local e nacional.

Termo de Cooperação técnica – IBRAM

O Sindicombustíveis-DF em conjunto com o IBRAM assinou Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações relacionadas às políticas e aos programas ambientais específicos para a adequação dos postos combustíveis sindicalizados, em especial quanto a sua regularização ambiental, por meio de iniciativas que visem à conscientização, à sensibilização e à orientação técnica dos empresários, funcionários, consultores/assessores técnicos e consumidores para com a legislação do setor ambiental, de modo a proporcionar benefícios sociais e ambientais advindos da iniciativa. Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o Sindicombustíveis-DF tem a expectativa de que as ações conjuntas desenvolvidas entre o IBRAM e o Sindicato possam beneficiar não apenas os postos sindicalizados, mas também a sociedade.

Convenção Coletiva de Trabalho

De acordo com a Consolidação das leis do Trabalho (CLT), artigo 611 do  DL 5.452/1943, cabe aos “sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipular condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais do trabalho”. Com esse intuito, o Sindicombustíveis/DF e o Sindicato dos Empregados em postos de Serviço de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Distrito Federal realizam reuniões e assembleias para debater acordos e cláusulas componentes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre as duas categorias.  O objetivo é possibilitar a solução mais rápida para os conflitos trabalhistas e gerar menor despesa para os envolvidos.

Treinamentos NR 20 e cursos

Em continuidade ao processo de capacitação de empregados das revendas de combustíveis do Distrito Federal para o cumprimento da Norma Regulamentadora 20 (NR 20), o Sindicombustíveis-DF, em parceria com a Fecombustíveis, disponibiliza treinamento da NR 20 para associados sem custo algum e cursos diversos para a capacitação de funcionário e revendedores dos postos.

 

Assessoria ambiental

A garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado é responsabilidade da sociedade, pois os danos ambientais afetam a todos indistintamente. Nesse sentido, o Sindicombustíveis-DF, sempre preocupado com a questão ambiental, atua com vistas a contribuir para a conscientização em relação à necessidade do uso racional dos recursos ambientais.  Sendo assim, o Sindicombustíveis-DF, por meio da Assessoria Ambiental, atua também com o objetivo de propiciar aos revendedores, gestores e empregados do setor um maior conhecimento sobre os diversos assuntos referentes ao meio ambiente.  A Assessoria Ambiental, orienta os associados sobre todos os processos e procedimentos relacionados às questões ambientais prestando, por meio de visitas técnicas, diagnósticos ambientais, treinamento in loco, orientação na obtenção de licenças ambientais junto ao IBRAM, bem como elaboração de Plano de Controle Ambiental (PCA), Plano de Desativação e Remoção de Tanques, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e elaboração de Estudo de Análise de Risco, entre outros serviços.

Assessoria Jurídica

O Sindicombustíveis-DF, por meio de Assessoria Jurídica externa, oferece ao quadro associativo serviços jurídicos em ações coletivas demandadas na Justiça. Além da assistência judicial em reclamações trabalhistas e administrativas, a Assessoria Jurídica está disponível aos associados, sem cobrança de honorários, para tirar dúvidas, prestar consultoria, orientação jurídica e informações sobre os demais assuntos pertinentes à atividade da revenda de combustíveis em seu aspecto legal.

Assessoria Institucional

A Assessoria Institucional trabalha no acompanhamento de Projetos de Lei de interesse do Sindicombustíveis-DF. Atua nas esferas Distrital (GDF), Legislativo (Câmaras) e Executivo além do diálogo e integração constantes com entidades, organizações setoriais e conselhos profissionais.

Assessoria de Comunicação

O objetivo maior é levar ao associado informações e ações que aprimorem e mantenham o setor atualizado sobre o mercado de combustíveis de maneira ampla e em particular no Distrito Federal. A Assessoria de Comunicação coloca à disposição dos associados os seguintes serviços:

Produtos:

Site de Notícias: O Sindicato atualiza constantemente o seu Portal com notícias nacionais e regionais, além de serviços diversos que proporcionam aos empresários a boa gestão dos seus negócios, com eficácia e qualidade. As informações são dinâmicas e em tempo real, por meio de notas sobre os principais assuntos de interesse das revendas. Dessa forma, é possível agilidade no diálogo com o segmento, além da facilidade para a impressão do boleto da contribuição sindical.  Basta acessar:    www.sindicombustíveis-df.com.br

Boletim Informativo: Sindicombustíveis-DF – É a publicação oficial que o Sindicato disponibiliza, semanalmente, para os seus associados e parceiros, além de autoridades governamentais e órgãos diversos. Por meio dela, mantém os revendedores atualizados sobre informações que são inerentes ao setor, entrevistas diversas, artigos específicos, além de informações de cunho nacional que contribuem com a revenda e proporcionam maior aprofundamento nas temáticas de interesse da categoria.

Comunicação Interna – Circulares e ofícios

A Comunicação Interna” tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre o segmento de combustíveis do DF. No Sindicato a comunicação se dá por meio do envio de circulares e ofícios (via e-mail e WhatsApp) informando os associados sobre assuntos inerentes aos setor. Sempre atento, o Sindicombustíveis-DF acompanha as mudanças promovidas na legislação pertinente ao setor. Assim, o Sindicato divulga prontamente as novas leis, portarias e resoluções de interesse da categoria. Além de disponibilizar essas informações no site, interpreta-as, para facilitar o entendimento e destaca os prazos, tudo para facilitar ao revendedor o cumprimento da lei e assim evitar perdas e prejuízos.

Parcerias     

Sindicombustíveis-DF disponibiliza aos associados uma lista atualizada de empresas parceiras prestadoras de serviços e oferta de produtos aos postos de combustíveis, que pode ser acessada no PORTAL do Sindicato. O objetivo é oferecer serviços e produtos com preços diferenciados aos associados, proporcionando economia de recursos com qualidade garantida.