Aprovado projeto que prevê medidas contra desperdício de água

 sexta, 18 de outubro 2019

Aprovado projeto que prevê medidas contra desperdício de água

Entre outros pontos, a proposta prevê que a União deverá estimular o uso das águas pluviais e o reuso das águas servidas em novas edificações

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), proposta que cria medidas para a conservação, redução do desperdício e utilização de fontes alternativas para a captação e o aproveitamento de água em edifícios.

O relator, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), recomendou a aprovação tanto do Projeto de Lei 4109/12, do deputado Laercio Oliveira (PP-SE), quanto de substitutivo da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto original cria o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas, o que foi retirado do substitutivo. O substitutivo também elimina princípios, diretrizes e conceitos que já constam das leis de Saneamento Básico (Lei 11.445/07) e de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97). O texto insere as mudanças na Lei de Saneamento Básico, em vez de criar nova legislação.

A proposta da Comissão de Meio Ambiente também retira iniciativas relacionadas à legislação urbanística de competência municipal. Uma delas é a obrigatoriedade de edificações residenciais e comerciais construírem sistema integrado de captação e reutilização de águas pluviais.

Obrigações
O texto prevê a obrigação dos prestadores públicos de abastecimento de água de corrigir falhas da rede hidráulica para prevenir perdas e coibir ligações irregulares, além do estímulo ao uso das águas pluviais e ao reuso das águas servidas.

O governo deverá estimular o uso das águas pluviais e o reuso das águas servidas em novas edificações e nas atividades paisagísticas, agrícolas, florestais e industriais.

O projeto tramitou em caráter conclusivo e será enviado ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara