Gasolina e diesel sobem nos postos pela 11ª semana consecutiva, mostram dados da ANP

 segunda, 10 de agosto 2020

Gasolina e diesel sobem nos postos pela 11ª semana consecutiva, mostram dados da ANP

Os preços médios da gasolina e do diesel nos postos brasileiros subiram nesta semana, no 11° aumento consecutivo, mostraram dados da reguladora ANP nesta sexta-feira (7), enquanto o etanol também avançou depois de uma queda na semana anterior.

A elevação dos valores praticados nas bombas seguiu uma série de aumentos da Petrobras nas refinarias desde meados de abril, e não arrefeceu nem depois que a estatal anunciou um corte de 4% na gasolina na sexta-feira passada.

O custo médio para o consumidor final do diesel, combustível mais utilizado no Brasil, encerrou a semana em 3,339 reais por litro, com elevação de 0,5% no período, segundo os números da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A gasolina foi comercializada em média por 4,216 reais por litro nos postos, com avanço semanal de 0,3%, de acordo com a agência.

O repasse de reajustes nas refinarias aos postos não é automático e nem obrigatório e depende de uma série de fatores, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de biodiesel.

Já o etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, encerrou a semana vendido em média por 2,759 reais por litro, valor 0,66% superior ao da semana anterior.

Fonte: G1