Governo pode abrir mão de alíquota única de ICMS para os combustíveis em proposta na Câmara

 quinta, 08 de abril 2021

Governo pode abrir mão de alíquota única de ICMS para os combustíveis em proposta na Câmara

Diante da falta de apoio no Congresso Nacional para o projeto que reformula a cobrança de  dos combustíveis, Jair Bolsonaro levantou a possibilidade de abrir mão da alíquota única entre todos os estados, um dos elementos da proposta enviada à Câmara.

— “Que chegue num acordo. Que não seja um valor único, mas que seja um valor fixado em cada estado e cada governador se responsabilize. Não podemos continuar vivendo na sanha arrecadatória do presidente da República ou dos governadores”, disse.

— Na semana, o governo se viu obrigado a retirar a urgência constitucional do PLP 16/21 por falta de acordo entre lideranças políticas e sob risco de trancamento da pauta da Câmara dos Deputados.

— A alíquota uniforme é uma das propostas. O projeto prevê também a mudança na cobrança por meio de um  um valor fixo de ICMS por quantidade de combustível, substituindo a aplicação de alíquotas em cima de preços médios; e a fixação do tributo por em intervalos mínimos de 90 dias.

— Hoje, os estados têm liberdade para definir as alíquotas, que variam de 12% a 31%.

O presidente também classificou os reajustes do preço de venda do gás natural da , em média de 39% a partir de maio, de inadmissíveis; e admitiu a possibilidade de alterar a política de preços com a mudança no comando da empresa.

— O general da reserva Joaquim Silva e Luna deve assumir a partir da assembleia marcada para a próxima semana.

— “Podemos mudar essa política de preço lá”, afirmou Bolsonaro. “Ele [general Silva e Luna] sabe que é uma empresa que, mais do que transparência, tem que ter previsibilidade”.

—  Sobre o gás, questionou: “que contratos são esses, que acordos são esses? Foram feitos pensando no Brasil, num período de três meses?”.

Fonte: EPBR