Preços do petróleo sobem com dados da China e desvalorização do dólar

 sexta, 15 de janeiro 2021

Preços do petróleo sobem com dados da China e desvalorização do dólar

Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira (14), impulsionados pela desvalorização do dólar e por sinais altistas de dados sobre importações chinesas, embora ainda sofram pressão de temores relacionados ao aumento no número de casos de coronavírus na Europa e à imposição de novos lockdowns na China.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,36 dólar, ou 0,6%, a US$ 56,42 por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançou 0,66 dólar, ou 1,3%, para US$ 53,57 o barril.

O índice do dólar recuou após o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, dar entrevista em tom "dovish", afirmando que o banco central dos EUA não elevará a taxa de juros no futuro próximo.

O dólar mais fraco faz com que o petróleo, precificado na divisa norte-americana, fique mais barato para detentores de outras moedas.

Há, também, crescentes expectativas de demanda diante do amplo pacote de alívio relacionado à Covid-19 nos EUA, que será apresentado pelo presidente eleito Joe Biden na quinta-feira.

"Com os valores da energia ganhando força com a desvalorização do dólar hoje, o mercado do petróleo conseguiu avançar no final da sessão, em linha com o fortalecimento do mercado acionário", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates.

Fonte: G1